Quando falamos de ESG, muitos líderes pensam em práticas ambientais, inclusão social e códigos de governança. Porém, existe um componente muitas vezes negligenciado — e com enorme potencial de impacto: a tributação.
Sim, decisões tributárias também são decisões estratégicas. E mais do que isso: elas carregam um peso social, econômico e ambiental. Escolher onde e como pagar tributos, quais incentivos buscar, como estruturar operações… Tudo isso reflete valores e prioridades da organização.
É justamente essa a conexão que exploro no meu livro As Conexões Maravilhosas entre ESG e Tributação, publicado internacionalmente.
Neste artigo, apresento alguns dos princípios dessa obra, mostrando como empresas podem transformar sua abordagem tributária em uma alavanca de reputação, responsabilidade e inovação. Afinal, não existe prosperidade corporativa desconectada da justiça fiscal e da sustentabilidade.
Líderes do futuro precisam olhar para os números com inteligência técnica e visão humanizada. E é sobre isso que conversamos aqui.
Se quiser, posso seguir com uma programação editorial, sugerindo novos temas semanais para o blog, criar chamadas para redes sociais ou até automatizar publicações no WordPress com SEO. Deseja seguir por esse caminho?